O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vozes em Madrigal - Sexta-feira da ousadia Literária - Gratidão.



A tudo e a todos
E a este sol que me ilumina,
Gratidão que nunca termina!

Janet Zimmermann


GRATIDÃO..profundo nome...profundidade nas palavras...Ser....gente...humano...compartilhante...atento às entrelinhas da vida..atento aos caminhos percorridos...Deus...dom da vida..oportunidades únicas de CONHECIMENTO...múltiplas vozes...várias canções..CRIAÇOES....respirar..contentar-se....com muito ou com pouco...AGRADECER.



Gratidão


Agradecer 


a Deus a dádiva da vida
a família onde fui inserida
aos amigos que fui conhecendo
Ao longo do meu caminho
vou colhendo, qual flores 
com perfumes e matizes diferentes
mas cada uma com sua beleza particular
alguns deles, qual plantinhas
na sua fragilidade, vou perdendo
e choro ali sua perda
mas continuo seguindo
sempre nasce nova plantinha
e sigo agradecendo sempre
o privilégio de tamanha dádiva
o presente maio que recebi
chamado Vida! 

Enice de Faria 



OUSO AGRADECER

gratidão
a todos os que me amam
aos que me tiraram da escuridão

obrigado
aos que me ajudaram na doença e na tristeza
aos que me fizeram regressado

graças imensas
aos que compartilham comigo
as palavras as semelhanças e as diferenças

gratidão
à mulher da minha vida à família
aos que eu amo do fundo do coração

ouso agradecer

antónio castanheira, agradecido à sexta-feira da ousadia literária


HARMONIA EM PÉTALAS

Hoje, viva a Gratidão!
Encante os cantos
com a cantiga do agradecer.
Por tudo que se foi, pelo que ainda está,
por quanto é certo que virá.
Por quem partiu, por quem ficou,
por quem o futuro trará.
O que perdeu, o que se quebrou,
o que ainda conquistará.
Agradeça sempre
todo o espectro entre
a Alegria e a Tristeza.
Nele se encontra a Felicidade.
Agradecer enaltece a Vida
e abre Caminho para novas Bênçãos.
A cada manhã, renove
a prática suprema da Gratidão.

 - Sílvia Mello


OVERDOSE DE PALAVRAS 

Agradecer
tecer agrados
ao que a vida
em nós, se fez. 


 Sílvia Mello


No princípio, a Gratidão 

Agradecer as bênçãos
Perdoar desvios
Esquecer as perdas
Convidar amigos
Reviver amores
Evaporar rancores
Reafirmar propósitos
Reforçar limites
Estabelecer metas
Ressuscitar os sonhos
Sonhar os vôos
Voar alturas
Caminhar estrelas
Transportar-se em brisas
Coração na entrega
Certezas na mente
Antecipar o riso
Relembrar promessas
Reativar vontades
Celebrar conquistas
Criar o traçado da vida.

- Sílvia Mello



GRATIDÃO

Agradeço por ter olhos para ver
Agradeço por ter boca para falar
Agradeço por ter ouvidos para ouvir
Agradeço por ter nariz para cheirar
Agradeço por ter cabeça para pensar

Agradeço por ter mãos para tocar
Agradeço por ter braços para abraçar
Agradeço por ter pernas para andar
Agradeço por ter pés para pisar

Agradeço por ter um coração para amar
Agradeço por ter um corpo para sentir 
Agradeço por ter uma inteligência para discernir
Agradeço por ter uma alma para transcender

Agradeço por ter uma vida para viver..

Agradeço a Deus

por existir.

Ianê Mello


Choveu!
Tuas lágrimas banharam
A face da terra
Embriaga vidas agradecidas
Bebendo o canto da alegria
Germinam sementes vivas
Folhas seres crescem
Brotam flores em perfumes
Frutos saciam mundos

Ydeo Oga


Venta brisa calma
Ar respira pulsa
Leveza do tempo
No colo amanhecer
Mais um dia de graças
Para viver felicidade

Ydeo Oga


Senhor, obrigada...

...pela natureza onde habitamos;
...pelo alimento de cada dia;
...pelo ar que respiramos;
...pelo chão onde pisamos;
...pela água que mata nossa sede;
...pela beleza das flores;
...por todos os seres vivos do universo;
...por tudo o que somos e temos;
...por todos os nossos sentimentos!

Senhor, obrigada pelo Seu imenso amor!

Loiri Zancanella Cortese


GRATIDÃO...

A gratidão sem dúvida, 
É como um rio caudaloso
Que leva o ser humano
À paz e ao Bem grandioso!

Pedro Campos


Oh Deus que o sol possa expandir sua luz para todos aqueles que ainda não acordaram para o dom do compartilhar
que eu seja a primeira a ser atingida 

Oh Deus fazei-me uma pessoa mais perto um pouco da tua perfeição
sei que o muito é Teu, todo Teu
me ensina a ter o dom da palavra gentil

Oh Deus agradeço pelo que sou
não é tão ruim assim
eu gosto de mim

Se gosto Senhor é porque prestei atenção em Ti
e eu sou o reflexo do senhor...
não sou?

Giselle Serejo



Ser feliz é o que importa

Para que pensar
é hora de amor e de amar
não há mais tempo...
o relógio disparou
faz muito tempo
o código secreto é VIDA
pródiga, vivida
carpita na paz do balé das gaivotas
alcemos grandes voos
pousos só se forem nos lindos montes
horizontes divinos e cheios de luz.

Giselle Serejo


Todo dia eu Vejo

Obrigada grande fonte inesgotável de natureza em gênese
renasces todo dia para mim
abro minha janela eu dou por certo o porvir
acredito
como é bonito viver
cada momento e sentir o extase de Ti, oh grande pai, oh grande mãe!
misto das duas presenças .

Giselle Serejo


GRATIDÃO...

Pense no quanto temos para agradecer a Deus:
Pelo corpo perfeito, pois vemos aleijados, amputados,
Desgraçados, indelevelmente marcados, imobilizados.
Podemos andar, bailar e muitos apenas se arrastar...
Diariamente podemos enxergar a escumilha da noite
Num céu bordado de diamantes estelares, ninhos de vida,
Além de tantas outras maravilhas criadas por Deus,
Enquanto muitos vivem numa interminável escuridão...
Nossos ouvidos possibilitam ouvir as mais belas sinfonias,
As onomatopéias da Natureza em festa a nos encantar,
Enquanto outros nada podem ouvir estertorando na surdez.
Nossa voz nos permite cantar, ensinar, consolar, estimular,
Todavia, muitos apenas conseguem emitir ruídos vocais...
Nossas mãos nos permitem acariciar os seres amados,
Nos possibilitam compor poemas de peregrina beleza,
Mas, alguns têm-nas deficientes e nem recebem carinhos.
Vivemos rodeados de criaturas que nos querem bem,
Temos um lar para voltar e nos agasalhar dia após dia,
Não importa se esse lar é uma mansão, tapera, bangalô,
Porque nele existe a luminosa presença do amor,
Seja amor de mãe, de pai, de filho, de mulher, ao menos
A amiga presença de um cão que se alegre conosco,
Porquanto, há aqueles em total e absoluta indigência
E sem ninguém para lhes amenizar a dolorida solidão...
Isso é apenas uma parte das muitas bençãos de Deus,
Que, nem sempre lembramos de agradecer ou valorizar...

Pedro Campos



JANELA DO CORAÇÃO

Da minha janela de dizer bom dia,
o dia derramou-se em cascata de ouro transparente.
Pena que muitos passos apressados
passaram pelo brilhante dia
sem perceber o toque suave dos respingos do sol...

Da minha janela de dizer boa noite,
a noite abriu-se em cortinas pras estrelas d’Onipotente.
Pena que muitos passos cansados
passaram distraídos pelo teatro
sem perceber o magnífico brilho das meninas da lua.

Da minha janela de dizer obrigado,
abriram-se as cortinas da gratidão,
cascatas derramaram-se em  agradecimentos
ao sol, à lua e às suas douradas filhinhas
pelo brilho de mais um dia de amor que invadiu meu coração.


 
Janet Zimmermann


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails