O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




terça-feira, 12 de julho de 2011

BARCAROLA




Balança, balanço.
Onda vai, onda vem.
Esquerda, direita
sem decidir-se,
sem pensar,
num exercício aeróbico sem sentido
silencioso como a vida.
Só um rangido de costas rígidas.
Vai e vem.
Como os caranguejos,
os pontos de costura,
um erro de postura,
Um claudicante pensamento
de indecisão lateral.
Vai, vem.
Vou, não vou.
O vento, onde está?


Jane Chiesse




Nesse doce balançar
lembro minha meninice
quando criança eu era
e ao balançar pedia:
-Mais alto! Mais alto!
Ante a temeridade
do adulto que me embalava
com receio de uma queda
Sentia o soprar do vento
em meus cabelos cacheados
O céu a ficar mais próximo
como se pudesse tocá-lo
O frescor da brisa 
suave carinho em meu rosto 
Toda a liberdade de ser
quase um pássaro
a voar...


Ianê Mello

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails