O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




quarta-feira, 24 de novembro de 2010

UMA CARTA



(por Franz Kafka)

Sinto-me melancólico
Como num dia de chuva
Sua carta me fez pensar
Quando revela compaixão,
E sem que me contenha,
Vejo nisso algo arrogante.

Esta carta me edifica?
Ou quer me humilhar?
Argumentos algo difíceis
Com verdades incontestes
Embora num todo solene
De uma carta memorável

Porque algo ali manifesta
Um rol de preconceitos
Tocantes se justificados
E será mais tocante ainda
Se os preconceitos forem
Aclarados por danos iguais

Agora assumo este escrito
Como uma carta irrequieta
Num belo domingo matinal
Mas no fundo eu gostaria
Que essa especifica carta
Ficasse extraviada por aí.



(Adaptado de um texto em prosa de Kafka por Beto Palaio)

Um comentário:

Ianê Mello disse...

LINDA ADAPTAÇÃO. ADOREI
BJS , MO.

Related Posts with Thumbnails