O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




terça-feira, 27 de julho de 2010

Escuridão e Luz

 



















Na escuridão de minh'alma
habita meu lado sombrio
Aquele que escondo,
que aprisiono a sete chaves
e na calada da noite me invade
Ele chega arrastando seu peso, seu penar
Correntes de bronze em seus pés atados
Ele habita na noite escura,
no vazio da solidão,
tirando-me o sono e a paz

Esse sete que me persegue
Sete cores
Sete Mares
Sete Notas
em que me tocas...
como um brilho escuro
de veludo negro
toque suave...
de uma armadilha
teu segredo... 

Segredo que não se pode revelar,
mas a sete chaves resguardar
A escuridão tem seus encantos
É nosso refúgio para a dor,
sem máscaras, sem sonhos
A realidade sem retoques
Sem o brilho das cores
Somente nós, dentro e no fundo
de nós mesmos
entregues à solidão que assombra


libertação de nós próprios
na fina linha
que nos separa
da profunda dor nocturna
e do fogo de artifício
de tua respiração aprisionada
no horizonte de meu dia
que morreu na praia cinzenta 

Linha tênue
Dois opostos que se atraem
Escuridão e luz
Na escuridão a dor vivida em sua intensidade
Na luz a esperança de um melhor porvir
Perder-se nessa prisão que oprime
Não, não é a solução
Venha comigo, me dê sua mão
Vamos juntos em busca da Luz
Não tenha medo, guardemos nossos segredos

onde apenas me rendo
a teu murmúrio sem limites
em que sou guloso de serenidade
ansioso da simbiose das mãos
sente esse suor ansioso
voa através de intenso fumo
sopra e vê-me sem sombra
mesmo tens certeza
que contemplas algo perigoso... 

A sombra não me assusta
Pois sei a luz buscar, quando necessário for
Só vivendo nossa sombra ,sem medo
Podemos encontrar nossa verdadeira luz
A serenidade das mãos
te aplacará o medo da solidão
Confie em mim, venha ...
Sei o caminho para sair das trevas
e não te deixarei só a luz dosol 

apenas necessito de um dolmen
para o velho corpo descansar
venenos transpirar...
de outrora recônditos instintos
que agora me dizem
que os negros famintos
são apenas aqueles
que em teus olhos brilham...


Ianê Mello/Jc Patrão 



Diálogo Poético à quatro mãos - Colaboradores: Ianê Mello/Jc Patrão .


O meu amigo e parceiro de poesia, JC Patrão, pode ser lido  no blog   Dark  (http://sombradedeus.blogspot.com/) 

9 comentários:

Anônimo disse...

O fogo da paixão
dilacerando a escuridão.

Abraços!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

7 é um número interessante, cabalístico, místico. É um de meus favoritos. Sobre a linha tênue, entre luz e escuridão ,e verdade.Penso que a luz sempre vence. Uma simples fresta de luz macula toda a escuridão. Mas uma dose de escuridão não apaga a luz. Mas para isso é preciso querer.Vamos buscar a luz dentro de nós sempre. Parabéns pela relação entre os oostos, que nem são tão opostos assim, porque precisam um do outro.

Marta Vinhais disse...

Há sempre luz mesmo na sombra...
Pode esconder os segredos mais escuros ou guardar cuidadosamente a beleza mais pura...
A da alma....a que se encontra no olhar...
A que nem sempre se lê, porque nunca se aprofunda o conhecimento...
Mesmo que esteja ali, por entre a sombra....

Beijos e abraços
Marta

Ianê Mello disse...

Pistoleiro Corvo,

grata pela presença.

Ianê Mello disse...

Carlos,

valeu pelo interessante comentário.

Volte sempre.

Bjs.

fatti navarro disse...

Maravilhoso este poema palavras firmes e poderosas!.


obrigada meu querido por sua visita....

bju carinhoso da fatti___

Ianê Mello disse...

Marta,

obrigada,mais uma vez pela presença carinhosa.

Grande bj.

「ϻȝƚɋɣαɦȡ 」 disse...

Todos guardamos, em segredo, as sombras que nos cobrem. O elo e contradição primária: luz & sombra. Penso que da sombra a solidão faz nos encontrarmos a nós mesmos, conhecermo-nos. É preciso ter ambos.

BjO'ss

Ianê Mello disse...

Obrigada pela participação.
Com certeza é esse o caminho para o auto-conhecimento.

Bjs.

Related Posts with Thumbnails