O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




sexta-feira, 11 de junho de 2010

Monte Aprazível


Monte Aprazível

Move: — flores na tríade divina!...
Os dias ao luar: — A mente vislumbra!...
Nossos corpos unem-se e alumbra
Todos os néctares da colina!

Estou a contemplar-te: — menina...
Altiva unem lábios na penumbra,
—Perdemo-nos nas cores; — em suma
Raro perfume enfeita; — alma felina!...



— A Rainha chegou com seus florins
Zeus: — Enfeitou de rosas os jardins
Incrível teus cabelos: — um anelo!...

Vi teus lábios tal qual um vulcão
Eles encantam meu coração
Livres... Soltos... Estamos no mar vermelho!...

Machado de Carlos

Publicado no Recanto das Letras em 08/06/2010
Código do texto: T2308601

7 comentários:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Poesia clássica, mitológica e terna. Bonito, amigo. Um abraço

Ianê Mello disse...

Belísimo soneto,amigo. Bjs.

Anônimo disse...

Gostaria de lhe pedir um favor, foi postado em meu blog “ternura e intimidade” um comentário não muito agradável, decidi por não apaga-lo, acho que pode ser útil, deixei meu comentário, gostaria que comentasse também. Obrigado e desculpe o incomodo.

Ianê Mello disse...

Garoto Cientista,

me perdoe mas sequer conheço seu blog. Não sei do que se trata.

Se quiser falar diretamente comigo pode me mandar um e.mail ianerubens@gmail.com.

Obrigada.

Vanessa Monique disse...

Muito bom teu espaço,continue postando coisas boas para nós lermos.
Espero tua visita no meu blog
:*

Machado de Carlos disse...

De acordo com a Constituição Federal; todos são iguais perante a Lei, e todos indescritivelmente têm o direito de respeitar e serem respeitados.
Desejo-lhe tudo de bom!
... e a vida deve continuar, espero que sempre em Paz!

Endim Mawess disse...

adoro poesia com personagens gregos, me lembra apolo e Jacinto

Related Posts with Thumbnails