O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




sexta-feira, 28 de maio de 2010

À RAINHA DOS MARES





Ondas chegam com cânticos de pérolas;
— Eis, a sintonia das cores fortes!...
A cigana tem cartas duma sorte...
... São arrepios arfantes duma célula!

Era um sonho... E Ela saiu da névoa...
Airoso coração do rumo norte!...
Vi o filme inteiro e sem cortes!
O dia virou a noite do alvéolo...

Rodadas!... Dum branco do Universo!...
Tremi... Inteiro na estrutura dos meus versos.
...! Com corpo e pele sem reflexo:

— Fui teu Sísifo com a ousadia...
... E lançaram flores à ventania;
E ao som luminoso e perplexo!

Imagem Gentilmente Cedida pela proprietária do Blog

Machado de Carlos

Publicado no Recanto das Letras em 22/05/2010
Código do texto: T2272933

3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso,ficou lindo!!!
Vimos q fomos sucessos absolutos rs,todo mundo gostou e aprovou parabénssssssssssssssssss.
Obrigado por todo esse carinho,amei e de coração.
Beijos milllllllllllllllllllllll.

Marta Vinhais disse...

Nunca mais serei a Rainha dos Mares.
Estou velha e cansada.
Retiro-me da luz, da pompa e dos cânticos...
Guardarei apenas a memória da minha voz a ondular nas ondas...
Em noites douradas, em que desafiei pobres marinheiros...
Fui feliz...e nada mais posso dizer...


Beijos e abraços
Marta

Lou Albergaria disse...

BELÍSSIMO POEMA, MACHADO!!!!!

ADOREI O LIRISMO CARREGADO DE IMAGENS E DEVANEIOS FEBRIS...

UM ENCANTO COMO SEMPRE....

BEIJOS!!!

Related Posts with Thumbnails